2016 já está aí há quase um mês e, todos os anos, nos fazemos a mesma pergunta: quais serão as novas tendências do web design para esse novo ano? Em 2016, vamos mudar tudo o que fizemos nos últimos períodos? Ou vamos manter a maioria das práticas?

Pensando nisso, listamos no post de hoje o que anda aparecendo na rede como tendência para 2016. Confira.

1. WEB DESIGN RESPONSIVO

Se o seu site não é responsivo, ele está ficando para trás. Na verdade, desde 21 de abril de 2015, o Google passou a dar prioridade para todos os domínios que sejam responsivos a qualquer tipo de tela. Faclite o desenvolvimento de websites para você e ainda acesse agencia de websites seo para melhorar sua posição no google

Assim como em anos anteriores, sites responsivos são uma tendência que vai continuar muito forte. Por isso, invista nisso. Ou você quer que seus projetos sejam rebaixados pelos mecanismos de busca?

2. FORA DA GRADE

Com o design responsivo, usamos grades como se não houvesse amanhã, deixando de lado a possibilidade da “desordem ordenada” e de certa liberdade criativa no mundo da web. Chegamos a um ponto em que todos os sites considerados “belos” possuem teias com grades de fotos em redes, garantindo assim, que todos tenham a mesma aparência.

Com um projeto para fora da grade, não importa que algumas fotos flutuem umas sobre as outras. Embora seja uma grande mudança de visualização em comparação com o que vemos nos dispositivos hoje, esta tende a ser uma maneira de se diferenciar com o web design.

3. PARALAXE

A paralaxe é um tipo de efeito aplicado na velocidade e na movimentação de imagens de fundo. A parte inferior do site se move em uma velocidade diferente do resto da página, trazendo um efeito de profundidade.

Como os computadores e a tecnologia melhoraram a gestão destes efeitos na web, o uso destas animações únicas tendem a aumentar.

4. ARTE SOB ENCOMENDA

Em 2016, vai prevalecer a criatividade. Isso não muda, certo? Principalmente, se o objetivo é se diferenciar em meio aos formatos mais disseminados do design em plataformas digitais.

A ilustração vai crescer muito, pois não há melhor maneira de ser único ou contar uma história sem o apoio criativo de um ilustrador.

5. FONTES COMO RECURSO GRÁFICO

Neste ano, o uso de fontes do catálogo do Google vai crescer cada vez mais. A utilização de fontes é um recurso cada vez mais criativo e, em alguns casos, tem um grande peso na resolução de sites que utilizam caracteres tipográficos.

Em projetos de web design, a fonte escolhida tem um peso enorme na composição, na organização e na escaneabilidade de cada uma das telas. Os mecanismos de busca priorizam sites e páginas que cuidam da experiência do usuário. E nada melhor que uma boa fonte para organizar todo o conteúdo.

6. USOS CRIATIVOS COR

Cores são elementos fundamentais para um bom projeto de web design. Em 2016, veremos o uso de tons mais brilhantes, mas não como protagonistas, mas, sim, acentuando detalhes.

É a tendência monocromática, que usa o mesmo tom de cor em toda a página para evitar distrações. É importante manter a unidade na identidade visual dos seus projetos, mas sem deixá-los monótonos.

7. STORYTELLING

Narrar é o ato de organizar o mundo por meio de histórias. É por meio delas que conseguimos assimilar informações e conhecimentos. Por isso, a publicidade utiliza muito esta ferramenta para engajar seus consumidores e para criar empatia para sua marca.

Então, por que não contar histórias por meio do web design? Ou inserir um projeto de web design em uma boa história? Já pensou como todos os elementos que você utiliza para criar um site, um blog ou uma página podem ser organizados para criar uma narrativa?

E você? O que achou dessas tendências? Já utiliza algumas delas nos seus projetos? Conta pra gente nos comentários!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *